Orientações para o Paciente Cirúrgico

​​​​Os pacientes e seus familiares também podem fazer sua parte para garantir a segurança de um procedimento cirúrgico. Veja as recomendações a seguir e saiba como colaborar para aumentar sua segurança e, em especial, evitar a ocorrência de infecção pós-operatória.

Antes da Cirurgia

Para que a cirurgia possa ser preparada corretamente, a equipe médica da Clínica Los Angeles, pede aos pacientes e acompanhantes que cheguem ao local da operação no horário marcado.

O paciente será encaminhado ao Centro Cirúrgico cerca de 20 minutos antes do procedimento agendado. Quando o paciente for menor de 16 anos ou houver atraso da equipe cirúrgica, o encaminhamento só será feito após a chegada dos médicos.

É importante que os termos de consentimento para a realização da cirurgia e da anestesia estejam devidamente preenchidos e assinados.

O termo de consentimento entregue e orientado pelo cirurgião, deve ser apresentado no momento da sua internação. E o termo do hospital e da equipe anestésica, igualmente deve estar compreendido e assinado pelo paciente.

Cirurgias que envolvam lateralidade, ou seja em órgãos duplos, como braços, pernas, rins, pulmões, entre outros, serão demarcadas pelo paciente e médico antes da realização da cirurgia. É recomendável que o paciente se envolva neste processo, realizando e ficando atento à demarcação de lateralidade.

Etapas de Atendimento ao Paciente que realizará procedimento cirúrgico na Clínica Los Angeles:

Os pacientes que passam por cirurgia no nosso Hospital, recebem atendimento em quatro etapas:

1. Consulta Pré-Anestésica/pré-operatória – Agendar a consulta pré-anestésica com antecedência pelo telefone (41) 3343-3103 (recepção). Esta consulta é de extrema importância e seu objetivo é informar ao anestesista suas condições clínicas primordiais aos procedimentos anestésico cirúrgico.

2. Admissão na Unidade Cirúrgica e Indução anestésica – Nessa etapa, conduzida pelo médico anestesiologista e pela equipe de enfermagem, o paciente é monitorado para controle do traçado cardíaco, frequência cardíaca, pressão arterial, oxigenação sanguínea e nível de anestesia. Uma vez anestesiado, o paciente recebe as proteções necessárias, de acordo com a cirurgia a ser realizada.

3. Período intraoperatório – A cirurgia propriamente dita, começa no momento em que o cirurgião inicia a incisão e vai até o seu fechamento. Da sala de cirurgia, o paciente será encaminhado para a Recuperação Anestésica.

4. Recuperação Anestésica – O paciente conta com tecnologia de monitoramento, sob observação e cuidados constantes da equipe de enfermagem e do médico anestesiologista, até a plena recuperação da consciência e da estabilidade clínica. O período de permanência nesse setor varia de acordo com a complexidade da cirurgia.

Orientações para o Paciente

Infecções prévias – Comunique ao cirurgião, antes da cirurgia, se estiver com alguma infecção (furúnculo, foliculite, sinusite, dor de garganta, infecção urinária ou gripe, por exemplo). Nesses casos, se possível, é melhor postergar a cirurgia para evitar risco de infecção pós-operatória.

Cigarro – Deixe de fumar um mês antes da cirurgia. O fumo pode prejudicar a cicatrização.
Depilação – Não depile o local a ser operado antes da cirurgia. A retirada dos pelos será realizada no hospital com tricotomizador elétrico.

Higiene – Tome banho completo na noite anterior e novamente no dia da cirurgia, o mais próximo possível do horário da operação. Use toalha e roupas limpas.

Curativo – Mantenha o curativo da ferida cirúrgica limpo e seco, seguindo a recomendação do seu médico.
Sintomas de infecção – Comunique o cirurgião e/ou o Hospital caso apresente qualquer sinal de infecção, como febre, dor excessiva no local operado, vermelhidão, calor local ou secreção.

Orientações aos Acomp​anhantes

Encaminhamento – O paciente será encaminhado ao centro cirúrgico por um auxiliar de enfermagem. Também pode ser acompanhado por um familiar até a entrada do local.
Durante a cirurgia – Você pode aguardar na sala de espera no 1º andar ou na recepção da Clínica.

Contatos – Deixe sempre um telefone para que a equipe de assistência possa fazer contato.

Encaminhamento pós-cirúrgico – Ao término da cirurgia, a equipe de enfermagem entrará em contato para informá-lo sobre o encaminhamento do paciente para o quarto ou para casa. O paciente somente será liberado da unidade quando o acompanhante estiver presente.

Informações dos médicos – Ocasionalmente, após o término do procedimento, o cirurgião pode solicitar a presença dos familiares ou acompanhantes junto ao centro cirúrgico (1º andar), para informá-los da cirurgia e orientá-los quanto ao pós-operatório.

Qualidade e Segurança do Paciente

A Clínica Los Angeles alia a alta tecnologia e capacitação do seu corpo de profissionais às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, para que todos os clientes atendidos tenham uma assistência efetiva e segura.
Conheça as seis Metas de Segurança do Paciente e como você pode contribuir:

Atenção

• Não repassamos informações de pacientes internados por telefone, apenas pessoalmente, garantindo assim o sigilo e segurança do paciente;
• A Clínica Los Angeles não realiza cobrança por telefone. Na dúvida, procure nossa tesouraria;
• Respeite os horários de visita e o tempo de permanência no quarto;

• Ajude a manter o SILÊNCIO, respeitando assim o repouso de todos os pacientes;
• Não traga alimentos para o paciente, sem autorização do médico, enfermagem e/ou nutricionista;
• Siga rigorosamente a orientação do médico cirurgião, médico plantonista e/ou enfermagem em relação à posição do leito do paciente no pós-operatório. Não modificando esta posição para garantir a adequada recuperação neste momento;
• Informações sobre o procedimento cirúrgico e estado de recuperação do paciente devem ser solicitadas ao médico cirurgião responsável pelo internamento;
• Não é permitida a entrada de flores nos quartos, pois as plantas são veiculadoras de microrganismos.

Pertences Pessoais

A Clínica não se responsabiliza por valores, joias ou objetos deixados nas acomodações pelos pacientes e familiares. Porém, disponibiliza nos apartamentos individuais, um cofre cuja chave é entregue no momento da internação. A chave fica sob responsabilidade do paciente e/ou responsável e deve ser devolvida no momento da alta.
No dia do procedimento, compareça à Clínica preferivelmente sem joias e adornos, sem maquiagem, trazendo objetos de uso pessoal e roupas confortáveis. Siga as demais orientações médicas.

 

Rolar para o topo